bioquímica,
90 seg

Ep. 1072 Paula Soares – Projeto DREaMM desenvolve dispositivo para diagnóstico e tratamento de cancro no local do tumor

April 20, 2021

ep1072_interiorEste projeto consiste em utilizar nanopartículas magnéticas encapsuladas em fibras termossensíveis para criar um dispositivo que permita responder à temperatura e ao calor no local do tumor.


Paula Soares, investigadora no CENIMAT – Centro de Investigação em Materiais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), está a desenvolver o projeto DREaMM com o objetivo de criar um dispositivo capaz de realizar o diagnóstico e o tratamento de células tumorais no local do tumor.

O projeto DREaMM pretende desenvolver uma técnica de tratamento de cancro que seja ativada através da manipulação de temperatura num determinado local do corpo do paciente.

As nanopartículas que estão a ser desenvolvidas neste projeto vão ser incorporadas dentro de fibras produzidas por uma técnica que se chama eletrofiação, uma técnica que permite produzir fibras com diâmetros à nanoescala, fibras essas que têm a capacidade de se acumular formando uma membrana.

A ideia é que estas membranas com uma grande concentração de nanopartículas possam ser aplicadas, por exemplo, num melanoma, um tipo de tumor associado ao cancro da pele, ou no local de um tumor que foi retirado através de uma cirurgia, para que a essa membrana possa matar qualquer célula cancerígena residual que por lá fique.  

Segundo Paula Soares, as membranas já se encontram desenvolvidas. Neste momento estão a ser estudados os mecanismos de libertação do fármaco para que este possa agir diretamente nas células tumorais.

“Estamos a realizar alguns ensaios in vitro com células de melanoma e estamos a fazer os primeiro testes para avaliar se as membranas têm alguma citotoxicidade associada, e se conseguimos matar essas células especificamente com o calor gerado”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCT NOVA

Scroll to top