bioquímica,
90 seg

Ep. 1433 Fernanda Fidalgo – Projeto PEST(bio)CIDE usa resíduos foliares de eucalipto para desenvolver herbicidas com baixo impacto ambiental

November 23, 2022

A partir de folhas de eucalipto foi desenvolvido um estrato que se mostrou eficaz no controlo de ervas daninhas.


Fernanda Fidalgo, professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora no Green UPorto – Centro de Investigação em Educação Agroalimentar Sustentável, participa com a Mafalda Pinto (à esquerda) no projeto PEST(bio)CIDE com o objetivo de desenvolver herbicidas a partir da biomassa foliar de eucalipto.

O PEST(bio)CIDE tem como principal objetivo utilizar as folhas de eucalipto queimadas após um incêndio para produzir um estrato  foliar que possa ser utilizado no controle de ervas daninhas.

Numa primeira fase foram produzidos estratos aquosos a partir de folhas secas e de folhas frescas de eucalipto para tentar perceber quais eram mais fáceis de produzir, e foram os estratos de folhas secas aqueles que apresentaram melhores resultados.

A partir daí, estes estratos foram analisados para perceber qual a sua capacidade herbicida.

“Rapidamente chegámos à conclusão que era possível utilizar este estrato como herbicida e, em simultâneo, procuramos perceber se ele podia ser prejudicial para as outras plantas”, conta.

Estes estratos foram então testados em tomateiros não tendo apresentado qualquer efeito adverso.

Os resultados demonstraram que este estrato de folhas de eucalipto pode ser usado como um herbicida eficaz no combate às ervas daninhas, sem apresentar qualquer risco para as restantes plantas.

O PEST(bio)CIDE é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: ResearchgateGoogle Scholar | FCUP

Scroll to top