agricultura,
90 seg

Ep. 1100 Ruth Pereira – EW-BIONSENSOR desenvolve biossensores para avaliar o impacto de pesticidas e herbicidas na vinha

May 28, 2021

ep1100_interiorA ideia é ter um sensor de baixo impacto ecológico que permita determinar de que forma o uso de pesticidas e herbicidas afeta a qualidade do solo assim como a própria vinha.


Ruth Pereira, professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora no GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, está a desenvolver o projeto EW-BIOSENSOR, uma iniciativa em parceria com a Sogrape que tem como objetivo desenvolver biossensores para avaliar o impacto de produtos fitofarmacêuticos, como pesticidas e herbicidas, no solo da vinha.

“Pretende-se que este biossensor seja uma ferramenta simples que possa ser utilizada pelos produtores e que estes possam colocar no campo durante os períodos de aplicações de produtos fitofarmacêuticos. Através de parâmetros simples os próprios produtores vão conseguir identificar se de facto as aplicações que estão a fazer na nas suas vinhas estão a afetar os organismos do solo”, revela.

Este projeto envolveu dois jovens de design de produto que foram responsáveis pelo desenvolvimento do dispositivo em conjunto com o laboratório de Ruth Pereira.

Até ao momento, o sensor tem sido testado em laboratório em ensaios de solo com organismos similares aos encontrados nas vinhas do Douro. Finalizada esta fase, o dispositivo será testado em propriedades da Sogrape de forma a confirmar a viabilidade da sua aplicação no terreno.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FCUP

Scroll to top