microbiologia,
90 seg

Ep. 1387 Ricardo Monteiro – Investigação quer combater a resistência a antibióticos atacando os fatores de virulência das bactérias

September 20, 2022

Esta investigação está a estudar uma proteína responsável pela ancoragem dos factores de virulência à superfície da bactéria.


Ricardo Monteiro, investigador no Grupo de Microbiologia Molecular no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, está a desenvolver uma estratégia para reduzir a capacidade de infeção das bactérias tornando-as mais suscetíveis à ação de antibióticos.

“O nosso projeto vem combater aquela que, segundo a Organização Mundial de Saúde, será uma das maiores ameaças à saúde humana, a resistência aos antibióticos. Nesse sentido este projeto vai apresentar alternativas farmacêuticas de compostos que promovam a redução da virulência das bactérias, ao mesmo tempo que as sensibiliza para os antibióticos já existentes no mercado”, explica.

Este projeto foca-se no estudo de uma proteína responsável pela glicosilação da superfície da bactéria com uns açúcares que são responsáveis pela ancoragem dos fatores de virulência da bactéria à sua superfície, e que têm um papel no desenvolvimento da resistência da bactéria aos antibióticos.

Ao inibir esta proteína os fatores de virulência deixam de estar presentes na superfície da bactéria, fazendo com que esta perca a sua capacidade de infetar uma célula humana, tornando-a mais suscetível à acção dos antibióticos.

“Isto é particularmente importante porque a resistência a antbióticos como um todo é um grande problema mas localmente torna-se muito muito perigoso pelo facto de uma única bactéria poder levar ao isolamento de um hospital”, alerta.

Com este projeto Ricardo Monteiro espera desenvolver uma estratégia farmacêutica capaz de combater a resistência a antibióticos inibindo a ação desta proteína.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | i3S

Scroll to top