agricultura,
90 seg

Ep. 1389 Ângela Cunha – Projeto HALIUS quer melhorar a resistência da Oliveira a doenças e a mudanças no ambiente

September 22, 2022

Este projeto está a estudar o microbioma das Oliveiras com o objetivo de identificar os microrganismos responsáveis por melhorar as defesas desta árvore.


Ângela Cunha, professora no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) e investigadora no CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, está a desenvolver o projeto HALIUS com o objetivo de utilizar microrganismos como probióticos para proteger a Oliveira contra agentes patogénicos e mudanças na qualidade do solo.  

O projeto HALIUS tem como principais objetivos utilizar microrganismos para proteger ou melhorar a condição fisiológica de plantas cultivadas, particularmente a Oliveira.

A primeira fase do projeto visou a caracterização das comunidades bacterianas que convivem em mútuo benefício com oliveiras saudáveis no norte de Portugal. O objetivo desta fase foi descrever a situação natural de um olival saudável.

Neste momento está a ser construída uma coleção de isolados bacterianos que vão funcionar como uma espécie de probióticos para promover a saúde do microbioma das plantas.

“Contamos iniciar a fase de experimentação em condições laboratoriais. Essa fase de experimentação vai envolver a exposição em condições controladas das oliveiras aos dois fatores de stress que selecionámos, que são a salinidade e os agentes patogénicos, e tentar de alguma maneira atenuar esses efeitos com as nossas bactérias promotoras de crescimento”, revela.

A ideia desta experiência é confirmar a hipótese de que estas bactérias vão contribuir para a planta superar com sucesso um aumento da salinidade do solo, e a exposição a agentes patogénicos.

O projeto HALIUS – Halotolerant rhizobacteria for enhanced tolerance of Olea europaea to saline stress and infection é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CESAM

Scroll to top