nanotecnologia,
90 seg

Ep. 1482 Manuel Melle-Franco – Investigação desenvolve técnica que permite observar a formação de moléculas em tempo-real

January 31, 2023

Este conhecimento poderá ser aplicado no desenvolvimento de supercondutores e de equipamentos de imagiologia médica.


Manuel Melle-Franco, investigador no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, está a usar microscópios electrónicos para observar a nível molecular a formação de polímeros em tempo-real.

O grupo de Manuel Melle-Franco recebeu um investimento de €4 milhões em fundos europeus para desenvolver materiais supercondutores com propriedades eletrónicas exóticas usando técnicas de microscopia que permitem observar passo a passo a formação de moléculas.

Estes materiais poderão ser usados no desenvolvimento de novos processadores e de equipamentos de imagiologia médica como a ressonância magnética nuclear.

“Nós estamos a desenvolver materiais bidimensionais da altura de um átomo com grande potencial tecnológico. Tivemos financiamento de dois projetos europeus para desenvolver e observar em tempo-real com recurso a microscópios eletrónicos como se formam polímeros a partir de moléculas de tamanho muito reduzido”, conta.

Para Manuel Melle-Franco a nanotecnologia começou quando passou a ser possível ver átomos com recurso a microscópios eletrónicos. Estes microscópios revolucionaram a investigação nesta área pois os microscópios convencionais dependem do uso de luz natural que não permite observar os átomos.

“Usando um destes os microscópios numas condições muito particulares fomos capazes de ver como se formavam polímeros em tempo-real”, revela.

Poder ver como um polímero se forma em tempo-real permite afinar a qualidade deste polímero e melhorar a sua performance tecnológica.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CICECO

Scroll to top