psicologia,
90 seg

Ep. 1395 Ana Paula Soares – Projeto Criando Mentes Bilingues quer promover o ensino de uma segunda língua em crianças dos 4 aos 36 meses de idade

September 30, 2022

O objetivo deste projeto é promover as competências comunicativas e linguísticas das crianças a partir de tenra idade, e avaliar o impacto desta exposição no seu desenvolvimento cognitivo.


Ana Paula Soares, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) e docente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto Criando Mentes Bilingues com o objetivo de promover o ensino de uma segunda língua em crianças dos 4 aos 36 meses de idade.

Este projeto pretende avaliar os efeitos que a exposição ao inglês como segunda língua desde idades muito precoces pode ter ao nível das competências comunicativas e linguísticas quer na segunda língua, quer na língua materna, e também o impacto que esta exposição pode ter noutras áreas do funcionamento cognitivo, nomeadamente ao nível das funções executivas.

“Acreditamos que os resultados deste projeto possam vir a ter implicações educativas importantes quer dando indicações mais precisas sobre como é que esta exposição pode ser feita no sentido de rentabilizar o mais possível os ganhos que dela se podem obter, assim como ao nível das políticas educativas em Portugal”, revela.

Apesar de a partir do ensino pré-escolar ser possível às crianças terem formação e exposição ao inglês como segunda língua, Ana Paula Soares acredita que esta iniciação deve ocorrer mais cedo.

“Como costumo dizer, estamos a desperdiçar um período da vida onde as aprendizagens podem ser conseguidas de uma forma muito mais eficiente”, reforça.

O projeto Criando Mentes Bilingues é financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e vai decorrer no Colégio Efanor em Matosinhos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UM

Scroll to top