geologia,
90 seg

Ep. 1401 Artur Gil – Projeto MOVE usa deteção remota para avaliar o uso e a ocupação do solo no arquipélago dos Açores

October 10, 2022

Com recursos a detecção remota por satélite, este projeto usa metodologias cartográficas para avaliar os serviços de ecossistemas em territórios insulares e ultramarinos europeus.


Artur Gil, investigador no IVAR – Instituto de Vulcanologia e Avaliação de Riscos e vice-reitor da Universidade dos Açores (UAC), participa no projeto MOVE com o objetivo de avaliar o uso e a ocupação do solo no arquipélago dos Açores.

O projeto MOVE teve como objetivo original a cartografia e avaliação de serviços de ecossistema nos territórios insulares e ultramarinos europeus usando como base a cartografia de uso e ocupação do solo.

O solo é um recurso escasso em ilhas, é um recurso não recuperável, e é também a base de todos os serviços de ecossistema que são providenciados pela natureza.

Neste projeto foram desenvolvidas metodologias específicas para a cartografia e a avaliação de serviços de ecossistema em ilhas e territórios ultramarinos recorrendo à deteção remota por satélite.

Para tal os investigadores deste projeto tiveram acesso ao programa europeu Copernicus, e ao programa norte-americano da NASA, que lhes permitiu aceder aos satélites Sentinel-1, Sentinel-2, e Landsat-8.

Foi também possível recorrer a técnicas de processamento de dados para obter uma cartografia de uso e ocupação do solo com grande precisão e resolução espacial.

Os resultados deste projeto serão usados como ferramenta de apoio à decisão para a gestão territorial e de uso do solo nestas regiões.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | GBA | IVAR

Scroll to top