geologia,
90 seg

Ep. 1341 Isabel Estrela Rego – Inquérito avalia perceção de risco da população açoriana durante a crise sísmica da Ilha de São Jorge

June 06, 2022

ep1341_interior_v2A 19 de Março de 2022 teve início uma forte crise sísmico-vulcânica na Ilha de São Jorge nos Açores.


Isabel Estrela Rego, investigadora no IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores (UAC), está a desenvolver um inquérito com o objetivo de avaliar a perceção de risco da população açoriana durante a crise sísmica da Ilha de São Jorge.

“Na literatura sobre fenómenos naturais de origem sísmico-vulcânica podemos encontrar estudos sobre a dimensão social do risco em período de estabilidade, mas são raros os que se realizam durante crises pré-eruptivas ou sísmicas, ou seja, em períodos de instabilidade como o que estamos a viver nos Açores, mais especificamente na ilha de São Jorge com início a 19 de março deste ano”, revela.

Este estudo pretende assim compreender a dimensão social do risco em contexto de instabilidade sísmico-vulcânica, descrevendo a perceção de risco, o grau de preocupação com os fenómenos, as medidas de preparação adotadas, as intenções da população face a uma eventual evacuação, os padrões de acesso à informação, e a confiança nas autoridades, não apenas de residentes em São Jorge, mas também de residentes em outras ilhas do arquipélago açoriano.

Foram aplicadas duas estratégias de recolha de dados, um questionário online destinado a todos os residentes no arquipélago, e entrevistas telefónicas destinadas a residentes em São Jorge, contando atualmente com 728 participações.

O objetivo deste estudo é aumentar o conhecimento sobre a dimensão social do risco durante sismos e erupções vulcânicas.

Isabel Estrela Rego espera que os resultados deste estudo permitam informar sobre as reações das populações em alturas de instabilidade sísmica e vulcânica.

Este conhecimento poderá ser depois aplicado pelas autoridades governativas e pela protecção civil para desenhar planos de gestão de desastres naturais mais eficazes na sua resposta, não só nos Açores como em outros locais.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | IVAR

Scroll to top