psicologia,
90 seg

Ep. 1404 João Lopes – Projeto de intervenção apoia alunos com problemas de aprendizagem de leitura

October 13, 2022

O objetivo deste projeto é ajudar os alunos a melhor a sua capacidade de leitura e de compreensão.


João Lopes, investigador no CIPSi – Centro de Investigação em Psicologia e professor na Universidade do Minho (UM), está a desenvolver um projeto de intervenção junto de alunos do ensino primário com problemas de aprendizagem de leitura.

Em parceria com Teresa Alexandre Soares dos Santos da Iniciativa Educação, João Lopes está a coordenar um projeto de intervenção junto de alunos do primeiro e segundo ano do ensino primário, com o objetivo de ajudar estes alunos a melhorar a sua capacidade de leitura, com foco na sua confluência, velocidade, precisão, e expressividade.  

Este projeto teve início em 2019 e neste momento conta já com mais de 600 alunos de diversas regiões do país.

Os alunos recebem apoio individualizado ou no máximo em grupos de dois a três alunos, cinco vezes por semana durante períodos extensivos de tempo.

As sessões têm uma duração aproximada de 45 minutos e são conduzidas por professores devidamente formados no modelo do programa.

“Nós pretendemos especificamente saber qual é a mudança média de cada aluno ao longo do programa e de que forma é que os alunos mudam ao longo do tempo. Queremos ainda perceber se os alunos que começam mais abaixo tendem enquanto grupo a continuar mais abaixo ou se as suas variações são puramente individuais, e queremos também perceber se os alunos que progridem menos apresentam algumas características particulares”, explica.

Os alunos que participem nesta intervenção continuam a ser acompanhados no terceiro e quarto ano de escolaridade de forma a perceber se os ganhos na velocidade, na precisão, e na expressividade da leitura, se mantêm após o final do programa.

“O programa termina no final do segundo ano mas continuamos a acompanhá-los e queremos perceber se as sessões de apoio têm algum impacto no rendimento nas áreas disciplinares do português e da matemática”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: CIPsi

Scroll to top