eng. mecânica,
90 seg

Ep. 1417 Ana Paula Piedade – Investigação desenvolve material capaz de alterar a sua forma em resposta a estímulos externos

November 01, 2022

Este material é composto por celulose produzida por bactérias e concebido usando técnicas de impressão 4D.


Ana Paula Piedade, professora no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigadora no CEMMPRE – Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, está a desenvolver materiais capazes de alterar a sua forma usando técnicas de impressão a quatro dimensões.

A impressão 3D convencional é capaz de produzir objetos com uma complexidade geométrica muito elevada. No entanto, após impressos, estes objetos mantêm uma forma estática.

Com a impressão 4D o objetivo passa por produzir objetos de uma forma similar à impressão 3D, mas que sejam capazes de alterar a sua forma como resposta a um estímulo externo. Este estímulo pode ser variado consoante o propósito do objeto, e o material usado na sua impressão.

Neste projeto está a ser usada celulose produzida através de bactérias. Esta celulose é quimicamente pura o que a permite auxiliar no desenho de materiais para impressão 4D.

Estas bactérias foram seleccionadas por uma equipa de microbiologia da FCTUC por serem capazes de produzir celulose hidrófila, isto é celulose capaz de atrair água. Esta celulose foi depois misturada com um polímero hidrófobo, que repele água, para dar origem a um material compósito que quando é sujeito a concentrações distintas de humidade ele altera a sua forma.

Este material poderá, por exemplo, ser usado na indústria têxtil para desenvolver equipamento capaz de regular os níveis de suor em atletas de alta competição.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCTUC

Scroll to top