agricultura,
90 seg

Ep. 1428 Carla Santos – Projeto LeguCon promove a produção de leguminosas por agricultores nacionais

November 16, 2022

As leguminosas são plantas naturalmente fixadoras de azoto, como o feijão, o grão-de-bico, ou o tremoço, que trazem diversos benefícios para os solos agrícolas e cujas características nutricionais promovem a saúde dos seres humanos e também dos animais.​


Carla Santos, investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), está a desenvolver o projeto LeguCon com o objetivo de criar uma rede no setor agrícola nacional para promover a produção e o consumo de leguminosas.

São exemplos de leguminosas plantas como o feijão, o grão-de-bico, e o tremoço, todas elas culturas com história na gastronomia portuguesa mas que no entanto a sua produção tem vindo a sofrer um grande decréscimo. Atualmente, Portugal apenas produz 18% das leguminosas que consome.

O projeto LeguCon teve início em 2020 com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e tem como grande objetivo criar um fundo de apoio para os agricultores através de um sistema de financiamento para o cultivo de leguminosas nos seus campos.

Este incentivo já permitiu colaborar diretamente com seis agricultores que têm desenvolvido diversos ensaios de produção de leguminosas.

“Já estamos no segundo ano de cultura de leguminosas e estes agricultores já conseguiram obter produções e rendimento com o seu próprio cultivo”, revela.

Segundo Carla Santos, este ensaio tem permitido identificar as principais barreiras e motivações para o cultivo de leguminosas.

“Esta informação será útil para para otimizar as práticas agrícolas associadas a estas culturas e permitir que mais agricultores consigam adotar estas culturas nos seus campos e ter um bom rendimento com as mesmas”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CBQF

Scroll to top