eng. química,
90 seg

Ep. 1436 Martin Prechtl – Investigação estuda o uso de baterias de hidrogénio como alternativa às baterias de lítio

November 28, 2022

Este hidrogénio será produzido através de fontes renováveis como o metanol e o etanol.


Martin Prechtl, investigador no Centro de Química Estrutural (CQE) no Instituto Superior Técnico (IST), está a estudar o uso de baterias de hidrogénio, desenvolvidas a partir de fontes renováveis, para aplicação em carros elétricos e aparelhos portáteis, como computadores ou telemóveis.

A ideia desta investigação é desenvolver técnicas de armazenamento de hidrogénio usando fontes renováveis como etanol ou metanol, e capturando dióxido de carbono para, na presença de um catalisador, libertar hidrogénio em etapas e usá-lo em células de combustível para gerar energia.

As baterias de hidrogénio convencionais normalmente são apenas viáveis em veículos de grandes dimensões, como barcos ou camiões, no entanto estas novas baterias poderão ser usadas em automóveis, ou até mesmo em aparelhos electrónicos como computadores e telemóveis.

O grande desafio para esta tecnologia é o desenvolvimento de catalisadores que possam ser robustos para produzir hidrogénio a longo prazo e que, para isso, devem ter um tempo de vida útil de pelo menos dois anos.

Martin Prechtl tem a esperança de conseguir desenvolver uma técnica capaz de competir com os sistemas comerciais, oferecendo à indústria uma alternativa sustentável às baterias de lítio.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | IST | CQE

Scroll to top