biologia,
90 seg

Ep. 1440 Teresa Catry – Podem as aves aquáticas usar os arrozais como substitutos das zonas húmidas naturais?

December 02, 2022

As zonas húmidas naturais têm desaparecido devido à pressão humana e à destruição de habitat para produção agrícola.


Teresa Catry, investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), está a estudar se os arrozais podem servir de habitat para as aves aquáticas para mitigar o desaparecimento das zonas húmidas naturais.

As áreas húmidas naturais estão a decrescer. No último século cerca de 65% das áreas húmidas naturais em todo o mundo foram ocupadas por diferentes sistemas agrícolas. Um desses sistemas foram os arrozais que se transformaram em áreas muito importantes para as aves aquáticas.

“Temos dois objetivos principais neste estudo. O primeiro é perceber até que ponto é que os arrozais enquanto habitats aquáticos e artificiais para aves aquáticas, podem mitigar o desaparecimento das zonas húmidas naturais. O segundo é  contribuir para a resolução dos conflitos que surgem com os produtores de arroz devido à ocupação dos arrozais por aves”, conta.

Teresa Catry e a sua equipa pretendem perceber até que ponto os arrozais são funcionalmente equivalentes às áreas húmidas naturais e se as aves conseguem aqui desempenhar todas as funções que desempenham uma área natural.

“Queremos também perceber se os arrozais podem funcionar como comunidades, como habitats independentes, ou se continuam apesar de tudo a depender de zonas húmicas naturais, ou seja, se existe uma conectividade entre as áreas naturais e os arrozais, e se as aves continuam a utilizar os dois sistemas ou se podem sobreviver unicamente nos sistemas artificiais”, revela.

Este estudo pretende também avaliar o impacto das aves na produção de arroz e perceber se os seus contributos no controlo de pragas como o lagostim, e na fertilização do solo, compensam as eventuais perdas económicas.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Researchgate | Google Scholar | CESAM | FCUL

Scroll to top