saúde pública,
90 seg

Ep. 1441 Ana Leite Oliveira – Projeto TEX4WOUNDS desenvolve biomateriais para o tratamento de feridas crónicas

December 05, 2022

Este projeto está a desenvolver pensos para o tratamento de feridas utilizando tecnologias têxteis e aditivos de base natural.


Ana Leite Oliveira, investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), participa no projeto TEX4WOUNDS com o objetivo de desenvolver uma gama de dispositivos médicos avançados para a limpeza e o tratamento de feridas crónicas.

O TEX4WOUNDS está a desenvolver materiais de penso simples e eficazes para a limpeza e o desbridamento de feridas, assim como materiais mais complexos com propriedades superabsorventes e promotores do tratamento e da regeneração da ferida.

A área das feridas, e em particular das feridas crónicas, é um problema global. As feridas crónicas têm uma incidência elevada que tenderá a aumentar com o envelhecimento populacional, sendo que a nível europeu cerca de um quinto da população acima dos 65 anos sofre deste problema.

A ideia do TEX4WOUNDS é canalizar as tecnologias do setor têxtil no sentido de desenvolver produtos de maior valor acrescentado que possam ser competitivos na área do tratamento de feridas, e que apresentem um grau de inovação que possa trazer melhorias para os pacientes.

O TEX4WOUNDS está a ser desenvolvido em co-promoção com a empresa Fourmag, o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, e a Universidade Católica Portuguesa, com apoio do programa COMPETE 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | UCP | ESB | CBQF

Scroll to top