educação,
90 seg

Ep. 1455 Sílvia Monteiro – Projeto desenha programa de intervenção para ajudar jovens estudantes na transição para o mercado de trabalho

December 23, 2022

O objetivo deste programa é desenhar iniciativas mais eficazes para promover a empregabilidade.


Sílvia Monteiro, investigadora no Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto (Re)Search for Career com o objetivo de desenhar um programa de intervenção para ajudar jovens estudantes na transição para o mercado de trabalho.

As mudanças que têm ocorrido no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos têm vindo a tornar as perspetivas de emprego menos definidas e menos previsíveis, enquanto as transições entre empregos também tendem a ser cada vez mais frequentes e mais difíceis.

Segundo Sílvia Monteiro, neste cenário os recém-ingressados no mercado de trabalho tendem a ser desafiados a se tornarem em agentes ativos da sua carreira desde cedo, de modo a poderem explorar e desenvolver as competências necessárias para a sua transição para o mercado de trabalho.

Para dar resposta a estes desafios o projeto (Re)Search for Career vai  desenvolver um programa de intervenção à distância que terá como base a realização de um estudo de diagnóstico das necessidades dos jovens na transição para o mercado de trabalho.

A ideia é conceptualizar, desenvolver, e implementar, um programa de intervenção, cuja eficácia depois será avaliada.

“Sabemos que existem já algumas iniciativas de intervenção de carreira à distância no entanto existem muito poucos estudos de validação destas iniciativas que nos permitam no fundo identificar com confiança aquelas que são mais eficazes para promover a empregabilidade”, reforça.

O projeto (Re)Search for Career: Distance career intervention, employability and social equity in the access to the labour market é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top