eng. materiais,
90 seg

Ep. 1464 Carmen Freire – Investigação desenvolve biomateriais que promovem a regeneração do miocárdio

January 05, 2023

Estes materiais são biopolímeros compostos por nanofibras de lisozima, uma proteína abundante na clara de ovo.  


Carmen Freire, investigadora no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA) e no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, está a desenvolver materiais biopoliméricos para promover a regeneração do miocárdio.

Um dos primeiros trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto envolve a adição de nanoestruturas de proteína, nomeadamente nanofibras de lisozima, uma proteína abundante na clara de ovo.

Estas nanofibras estão a ser usadas para melhorar as propriedades mecânicas e a atividade antioxidante de emplastros constituídos por gelatina.

Os resultados deste estudo mostraram que estas nanofibras de proteína têm o potencial de melhorar as propriedades destes biomateriais para a regeneração do miocárdio.

A adição destas nanofibras resultou num aumento significativo das propriedades mecânicas e da atividade antioxidante dos materiais, sem prejudicar a sua biocompatibilidade.

No futuro, Carmen Freire espera que as propriedades deste material possam ser estudadas em modelos animais in vivo, para assim validar o potencial desta tecnologia e, mais tarde, avançar para ensaios clínicos em humanos.

Esta investigação está a ser desenvolvida no âmbito de um projeto de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UA | CICECO

Scroll to top