eng. materiais,
90 seg

Ep. 693 Cláudia Nunes – Bio Food Pack: Desenvolvida embalagem biodegradável com atividade antimicrobiana e antioxidante

October 02, 2019

ep693_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver uma embalagem biodegradável capaz de preservar os alimentos durante um período mais longo que o possível pelas embalagens que existem atualmente no mercado.


Cláudia Nunes, investigadora no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro, participa no Bio Food Pack, um projeto de investigação cujo objetivo principal é desenvolver uma embalagem biodegradável com diferentes funções para ser aplicada em alimentos.

Esta embalagem é capaz de prevenir a oxidação dos alimentos contidos no seu interior e de os proteger da contaminação por microrganismos.

Para além destas características esta embalagem tem a particularidade de ser também condutora elétrica.

“Queremos esta condução elétrica porque existe uma tecnologia, os campos elétricos pulsados, que consiste em incidir um pulso eléctrico durante um período muito curto de tempo na embalagem. Esse pulso elétrico faz com que os microrganismos sejam eliminados e inibe também algumas reações de oxidação para evitar a oxidação dos alimentos”, revela.

Desta forma o Bio Food Pack está focado no desenvolvimento de uma embalagem produzida com material biodegradável que tem como principal fator de inovação o uso de campos elétricos pulsados para o tratamento antimicrobiano e antioxidante dos alimentos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CICECO

Scroll to top