bioquímica,
90 seg

Ep. 1469 Andreia Peixoto – Projeto Shell4BioA usa cascas de camarão para produzir produtos sustentáveis

January 12, 2023

As cascas de camarão contêm compostos que poderão ser usados como alternativa aos produtos derivados do petróleo na indústria farmacêutica e na produção de fertilizantes.


Andreia Peixoto, investigadora no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/REQUIMTE) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a desenvolver o projeto Shell4BioA com o objetivo de usar cascas de camarão para produzir produtos sustentáveis.

“O Shell4BioA nasceu da ideia de criar biorrefinarias a partir de resíduos de podas das vinhas e como já estávamos a trabalhar neste aproveitamento de resíduos como a matéria-prima alternativa aos derivados do petróleo, percebemos que havia aqui um potencial no aproveitamento das cascas de camarão e de outros crustáceos”, conta.

A partir daí a equipa de Andreia Peixoto começou a trabalhar no desenho de um conceito de biorrefinaria a partir das cascas de camarão.

A ideia era não só reaproveitar estes resíduos que atualmente são deixados em aterros ou largados no oceano, mas também usar esta matéria-prima como alternativa aos produtos derivados do petróleo.

As cascas de camarão são ricas em quitina, em proteínas, e em minerais. A quitina é um dos constituintes maioritários da casca de camarão e é um biopolímero natural que contém na sua constituição grupos funcionais amina que também podemos encontrar em produtos que usamos no nosso dia-a-dia, como detergentes, fertilizantes, e até mesmo fármacos.

Segundo a investigadora, grande parte dos fármacos contêm na sua constituição grupos funcionais amina que são atualmente produzidos a partir dos derivados do petróleo. Isto significa que existe uma necessidade de substituir estas matérias-primas por fontes naturais e reutilizáveis.

Andreia Peixoto acredita que as cascas de camarão podem ser uma dessas fontes.

O projeto Shell4BioA – Bio-based amines from marine shells waste through catalytic sustainable processes é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FCUP | LAQV

Scroll to top