educação,
90 seg

Ep. 1485 Assunção Flores – Qual o impacto da liderança escolar no resultado dos alunos?

February 03, 2023

Este estudo procurou identificar que tipo de influência as lideranças escolares exercem na melhoria dos resultados dos alunos.


Assunção Flores, professora no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM) e investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), está a estudar os efeitos das lideranças escolares no desempenho dos alunos.

Neste projeto foram realizados inquéritos a 379 directores de escola, e a 875 membros de equipas de liderança. Foram ainda realizados estudos de caso em 20 escolas e agrupamentos de Portugal continental.

Os principais resultados apontam para uma visão positiva e para uma convergência das respostas quer do ponto de vista dos diretores, quer dos membros da direção, quer dos professores.

Os dados apontam para uma certa idealização daquilo que é a figura do diretor e do seu papel na melhoria da escola e na melhoria também do trabalho dos professores e dos resultados dos alunos.

No entanto, segundo Assunção Flores, foi também possível identificar algumas incongruências e alguns dados ambivalentes que se prendem por um lado com a relevância que é atribuída à liderança pedagógica, isto é, existe uma ênfase nos aspectos pedagógicos e nas ações que estão diretamente relacionadas com a melhoria da qualidade do ensino.

Mas, por outro lado, há aspectos contraditórios na medida em que a supervisão pedagógica e a observação de aulas são temas menos referenciados. E, para Assunção Flores, estes dois elementos são absolutamente fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino.

O projeto Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

 

Scroll to top