Este estudo procurou identificar que tipo de influência as lideranças escolares exercem na melhoria dos resultados dos alunos.
Assunção Flores, professora no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM) e investigadora no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), está a estudar os efeitos das lideranças escolares no desempenho dos alunos.
Neste projeto foram realizados inquéritos a 379 directores de escola, e a 875 membros de equipas de liderança. Foram ainda realizados estudos de caso em 20 escolas e agrupamentos de Portugal continental.
Os principais resultados apontam para uma visão positiva e para uma convergência das respostas quer do ponto de vista dos diretores, quer dos membros da direção, quer dos professores.
Os dados apontam para uma certa idealização daquilo que é a figura do diretor e do seu papel na melhoria da escola e na melhoria também do trabalho dos professores e dos resultados dos alunos.
No entanto, segundo Assunção Flores, foi também possível identificar algumas incongruências e alguns dados ambivalentes que se prendem por um lado com a relevância que é atribuída à liderança pedagógica, isto é, existe uma ênfase nos aspectos pedagógicos e nas ações que estão diretamente relacionadas com a melhoria da qualidade do ensino.
Mas, por outro lado, há aspectos contraditórios na medida em que a supervisão pedagógica e a observação de aulas são temas menos referenciados. E, para Assunção Flores, estes dois elementos são absolutamente fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino.
O projeto Investigando os efeitos das lideranças escolares nos resultados dos alunos é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
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