medicina,
90 seg

Ep. 1496 João Conde – Laboratório desenvolve terapia dirigida para o tratamento de tumores

February 20, 2023

Uma das linhas tumorais em estudo neste laboratório é o glioblastoma, um tumor associado ao cancro do cérebro e com uma taxa de sobrevivência de apenas 6,8%.


João Conde, professor e investigador na Nova Medical School (NMS) e co-fundador da startup TargTex, dedica a sua investigação ao desenvolvimento de terapias mais seguras e mais eficazes para o tratamento de tumores.

“O nosso objetivo principal no laboratório é desenvolver novas plataformas e novas ferramentas que permitam colmatar as falhas que existem nas terapêuticas convencionais do cancro e desenvolver terapêuticas mais seguras, mais potentes, e mais eficazes”, conta.

Um dos focos desta investigação passa pelo desenvolvimento de terapias dirigidas que atuem especificamente no tumor sem afetar as células saudáveis.

Nesse sentido, estão a ser usados bio e nanomateriais que podem ser ligados a diferentes tipos de moléculas, como anticorpos, proteínas, e ácidos nucleicos, como o DNA e o RNA. Estes nanomateriais podem ser controlados à nanoescala para desenvolver sistemas de entrega de fármacos que sejam capazes de atuar diretamente nos tumores.

“O que nós verificámos é que estas partículas podem proteger o fármaco, ou outra qualquer molécula terapêutica, permitindo entregá-lo de uma forma muito mais eficaz do que se este fosse apenas injetado intravenosamente como acontece na quimioterapia”, reforça.

Esta tecnologia pode um dia reduzir o impacto dos efeitos secundários do tratamento no corpo do paciente e aumentar a eficácia da terapia antitumoral.  

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | NMS

Scroll to top