medicina,
90 seg

Ep. 959 Emília Monteiro – Investigação identifica alvo terapêutico capaz de reverter a hipertensão associada à apneia do sono

November 12, 2020

ep959_interiorEste grupo de investigação está a estudar a hipertensão associada à apneia do sono.​


Emília Monteiro, professora de Farmacologia na Nova Medical School (NMS) e líder do Grupo de Farmacologia do CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas, identificou um alvo terapêutico que, em estudos em modelo animal, demonstrou ser capaz de reverter a hipertensão associada à apneia do sono.

Esta investigação começou por estudar a influência do recetor de hidrocarboneto arílico (AHR, sigla em inglês) na hipertensão provocada por apneia do sono em modelo animal. O AHR é um fator de transcrição que regula a expressão de certos genes e que é tipicamente associado a doenças como o cancro. No entanto, alguns estudos recentes demonstraram que este recetor  pode também ter um papel em outras doenças como a hipertensão provocada por apneia do sono.

“Nós reproduzimos em modelo animal uma hipertensão causada pela apneia do sono e fomos investigar se nesta situação a via do AHR estava alterada, e de facto comprovámos que nos animais a apneia do sono estimula esta via, e que quando a bloqueávamos conseguíamos prevenir ou até mesmo reverter a hipertensão causada pela apneia do sono”, revela.

Estes resultados motivaram o desenvolvimento de um segundo projeto onde a equipa de Emília Monteiro vai tentar identificar em pacientes humanos com hipertensão provocada por apneia do sono, se esta via de AHR encontra-se alterada.

Emília Monteiro espera que os resultados desse estudo demonstrem se esta via poderá ser usada como alvo terapêutico para tratar a hipertensão associada à apneia do sono, ou até mesmo para prevenir o desenvolvimento desta doença.

Os resultados da primeira fase deste estudo foram já publicados na revista científica Pharmacological Research.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | NMS | CEDOC

Scroll to top