medicina,
90 seg

Ep. 1697 Diana Silva – Investigação estuda o impacto do diagnóstico molecular na eficácia das vacinas antialérgicas

January 09, 2024

Este projeto visa avaliar o impacto da imunoterapia com base em pequenas frações de alergénios, um tipo de tratamento conhecido por vacinas antialérgicas.


Diana Silva, professora de imunologia na Faculdade de Medicina da Universidade Porto (FMUP) e imunoalergologista no Centro Hospitalar de São João (CHSJ), está a desenvolver um ensaio clínico com o objetivo de melhorar o uso de vacinas antialérgicas.

As vacinas antialérgicas têm o potencial de modificar a evolução da doença alérgica, pois permitem melhorar os sintomas, e têm uma capacidade curativa que não pode ser encontrada em nenhuma opção terapêutica farmacológica.

Apesar disso, este é um tratamento não comparticipado e com custos elevados para o paciente. Por esse motivo, a decisão do médico e a escolha da composição da vacina é muito importante para convencer o paciente a avançar ou não com o tratamento.

Nesse sentido, esta investigação está a desenvolver um ensaio clínico pragmático que pretende aleatorizar a decisão do médico.

A ideia é que este estudo possa servir de base para dar uma resposta mais personalizada de tratamento a cada paciente, e ao mesmo tempo, melhorar a prática clínica promovendo um uso mais racional dos métodos de diagnóstico e de tratamento das doenças alérgicas e do recurso às vacinas antialérgicas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | FMUP

Scroll to top