bioquímica,
90 seg

Ep. 1501 Duarte Barral – Investigação estuda o papel dos lisossomas na metastização de tumores de cancro da mama e de melanoma

February 27, 2023

Os lisossomas têm um papel importante na capacidade das células tumorais de invadir células saudáveis.


Duarte Barral, professor na Nova Medical School (NMS), está a estudar o papel dos lisossomas na metastização de tumores de cancro da mama e de melanoma com o objetivo de encontrar uma nova estratégia terapêutica para travar este processo.

Os lisossomas são classicamente conhecidos como o estômago das células porque eles contêm no seu interior enzimas que lhes conferem a capacidade de digerir diferentes tipos de moléculas.

As células tumorais usam os lisossomas para libertar enzimas que degradam a matriz extracelular e que permitem que estas células invadam os tecidos adjacentes ao tumor.

Este projeto pretende encontrar uma estratégia terapêutica para travar a metastização das células de cancro da mama e de melanoma através da inibição deste processo.

A equipa de Duarte Barral já descobriu várias moléculas que regulam a fusão dos lisossomas com a membrana da célula, o processo que permite a libertação das suas enzimas para o meio extracelular.

Atualmente estão a ser desenvolvidas experiências no seu laboratório que visam testar se a interferência nas moléculas que regulam a libertação das enzimas pode levar à inibição deste processo.

“A concretização deste objetivo poderá significar um grande avanço nas terapias contra o cancro de mama e melanoma cutâneo, uma vez que a formação de metástases continua a ser a principal causa de morte por este e outros tipos de cancro, e significaria também uma melhoria da qualidade de vida dos doentes”, revela.

Este projeto é financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | NMS

Scroll to top