medicina,
90 seg

Ep. 1503 Vera Martins – Investigação estuda causas da leucemia linfoblástica aguda

March 01, 2023

Esta doença emerge a partir de células precursoras de linfócitos.


Vera Martins, investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), está a estudar as causas da leucemia linfoblástica aguda, uma doença que afeta maioritariamente crianças.

O grupo de investigação de Vera Martins está focado no estudo de um subtipo desta doença que afeta os linfócitos T. Os linfócitos T são um tipo de célula do nosso sistema imunitário responsável pela ativação da resposta imune contra um organismo invasor.

Para estudar esta doença a equipa de Vera Martins usa um modelo de ratinho ao qual é feito um transplante do timo para que as células precursoras de linfócitos T venham a causar leucemia.

Essa leucemia é muito parecida com a leucemia que ocorre em humanos e tem a vantagem de que no modelo de ratinho é possível estudar o seu genoma e identificar quais os genes responsáveis por causar esta doença.

“Queremos também ver se os mesmos princípios que estudamos no ratinho podem se verificar nas células humanas. Ou seja, se elas respondem da mesma forma e se seguem os mesmos princípios”, reforça.

Para tal está a ser usado um organismo humanizado que consiste num ratinho cujo seu sistema hematopoiético é substituído por um sistema sanguíneo humano. As células são humanas em origem mas o organismo é um ratinho.

Usando este modelo Vera Martins espera desvendar as causas que levam ao desenvolvimento da leucemia linfoblástica aguda e identificar novos alvos terapêuticos para melhorar o tratamento desta doença.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IGC

 

Scroll to top