biologia,
90 seg

Ep. 1509 Isabel Ferraz de Oliveira – Projeto LIFE Scrubsnet promove a gestão sustentável das áreas de matos no montado alentejano

March 09, 2023

O objetivo deste projeto é promover a revitalização de áreas semiáridas como o montado alentejano e reforçar a biodiversidade destes habitats.


Isabel Ferraz de Oliveira, professora no Departamento de Zootecnia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora () e investigadora no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, participa no projeto LIFE Scrubsnet como o objetivo de promover a gestão sustentável das áreas de matos no montado alentejano.

Em Portugal este projeto é coordenado por Isabel Ferraz de Oliveira e Helena Guimarães e tem como principal objetivo revitalizar os habitats agrícolas de zonas semiáridas como o montado alentejano.

Tipicamente, os produtores não querem ter zonas de mato no seu montado, pois o mato é visto como um risco de incêndio e reduz a área de zonas elegíveis para produção agrícola. No entanto, os matos têm uma importância fulcral na sustentabilidade do montado, pois promovem a biodiversidade.

No primeiro ano do projeto foi feito um diagnóstico da situação de base com vista a quantificar a presença de matos e a sua diversidade. Neste momento estão a ser implementadas ações de proteção e de regeneração dos matos e, em alguns casos, estão a ser criadas novas manchas de mato e de renovo arbóreo em zonas mais degradadas.

Estão também a ser realizadas ações que visam promover a biodiversidade das espécies associadas às zonas de mato. Estas ações incluem a instalação de caixas ninho, de hotéis de insetos, e de caixas para morcegos.

O projeto LIFE Scrubsnet é financiado pela União Europeia através do programa LIFE e para além da Universidade de Évora, conta também com a participação da Universidade de Córdoba, da Universidade da Extremadura, e das empresas SEO Bird Life, ExVer, Eco Habitat, e Innogestiona Ambiental.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | | MED

 

 

Scroll to top