psicologia,
90 seg

Ep. 1511 Rui Gomes – Investigação estuda os fatores que influenciam a eficácia da liderança

March 13, 2023

Este estudo permitiu identificar os três fatores mais fundamentais para um bom desempenho dos líderes.   


Rui Gomes, investigador no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) e professor na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), está a estudar os fatores que influenciam a eficácia da liderança.

Este grupo de investigação tem vindo a estudar os fatores que explicam a eficácia da liderança. Para tal foi desenhado um modelo teórico que tem como objetivo explicar este fenómeno.

Este modelo baseia-se em três grandes fatores que segundo Rui Gomes ajudam a explicar a razão pela qual alguns líderes são mais eficazes do que outros.

O primeiro fator é a forma como os líderes estabelecem uma relação entre as ideias que têm sobre o modo como devem exercer a liderança, as ações que eles acham que devem assumir para concretizar essas ideias, e os indicadores que eles usam para monitorizar a aplicação dessas ideias.

Este fator é conhecido por ciclo de liderança e é o fator mais relevante para o desempenho de um líder.

O segundo fator são os estilos de liderança que têm a ver com ações concretas, reais, e especificas que os líderes executam para aplicar os seus ciclos liderança.

Por fim, o terceiro fator refere-se à capacidade dos líderes se adaptarem às circunstâncias pessoais e profissionais destes ciclos de liderança. Ou seja, a sua capacidade de se adaptar às condições onde o exercício da liderança acontece de facto.

A equipa de Rui Gomes tem verificado nesta investigação que os lideres que conseguem integrar melhor estes três fatores no exercício da sua liderança têm por um lado avaliações mais positivas por parte dos seus colaboradores, mas também conseguem fazer com que as pessoas se sintam mais satisfeitas, mais comprometidas, e mais integradas no local de trabalho.

Para além disso, estes líderes conseguem atingir níveis de rendimento e de eficácia superiores aos dos líderes que não integram estes três fatores no exercício da liderança.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UM

Scroll to top