agricultura,
90 seg

Ep. 1515 Tiago Domingos – Investigação quer melhorar a sustentabilidade dos terrenos de pastagem

March 17, 2023

O objetivo é melhorar a qualidade do solo e aumentar a capacidade de captura de carbono nestes terrenos​.


Tiago Domingos, professor no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC), está a desenvolver soluções para aumentar a sustentabilidade dos terrenos de pastagem, aumentando a sua produção e melhorando a qualidade do solo.

“Uma das minhas áreas de investigação é a agricultura sustentável. Foco-me especialmente na questão da produção animal de ruminantes olhando quer para a componente em que eles são alimentados em pastagens, quer depois para a componente do seu ciclo de vida em que eles estão em confinamento em situação de estabulação”, conta.

Este investigador pretende reduzir o impacto ambiental dos terrenos de pastagem através da otimização da sua produção, e da descoberta de formas que permitam a estes terrenos prestar serviços de ecossistema.

Tiago Domingos está a trabalhar com sistemas de pastagem biodiversos e ricos em leguminosas. Estes terrenos são mais produtivos pois proporcionam uma maior quantidade de alimento para os animais, garantindo assim uma produção mais sustentável.

Para além disso estas pastagens têm uma elevada produção de biomassa que incluí também as raízes.

Estas raízes morrem todos os anos quando as plantas completam naturalmente o seu ciclo de vida, e quando isto acontece elas são incorporadas no solo aumentando a sua matéria orgânica.

Como esta matéria orgânica é essencialmente constituída por carbono, ao termos mais matéria orgânica no solo temos mais carbono no solo e menos dióxido de carbono na atmosfera.

Desta forma os agricultores podem prestar à sociedade um serviço de mitigação das alterações climáticas retirando o dióxido de carbono da atmosfera. No futuro, também poderão beneficiar de créditos de carbono pela manutenção destes terrenos de pastagem.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | IST | MARETEC

Scroll to top