astrofísica,
90 seg

Ep. 1517 Susana Barros – Astrofísicos identificam planeta com a forma de uma bola de rugby

March 21, 2023

Este planeta é o WASP-103b, um gigante gasoso com uma massa 1,5 vezes superior à de Júpiter.


Susana Barros, professora na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), dedica a sua investigação ao estudo de explanetas usando a técnica de trânsitos.

Esta técnica permite conhecer as características de um planeta através da análise da sombra que este provoca quando se atravessa à frente da sua estrela.

Ao observar o trânsito do planeta é possível obter informações como o seu raio e a inclinação da sua órbita.

Em particular, Susana Barros está a estudar o WASP-103b, um gigante gasoso que está tão próximo da sua estrela que demora menos de 24 horas a completar uma órbita.

Para estudar este planeta a investigadora está a usar dados de observações realizadas pela missão CHEOPS da Agência Espacial Europeia, que observou 20 trânsitos deste planeta em torno da sua estrela.

A análise destes dados revelou que o WASP-103b tem uma forma achatada similar à de uma bola de rugby. Isto acontece devido ao planeta se encontrar tão próximo da sua estrela que as forças de gravidade provocam uma deformação ao longo da sua linha do equador.

“Ao medir a deformação deste planeta sabemos a diferença entre o raio equatorial e o raio polar. Isto permite-nos determinar o número de Love, um valor que nos dá informação sobre a estrutura interna do planeta”, acrescenta.

Isto significa que através da técnica de trânsitos é possível não só conhecer a forma do planeta mas também determinar que este se encontra estratificado, que possui um núcleo, e elementos metálicos no seu manto.

“Assim conseguimos saber um bocadinho mais do interior do planeta que não seja só a sua densidade média”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | FCUP | IA

Scroll to top