geologia,
90 seg

Ep. 1520 Rita Fonseca – Investigação desenvolve geomateriais para remover metais tóxicos de águas de minas

March 24, 2023

Estes materiais poderão ser instalados em barreiras reativas para filtrar os metais da água.


Rita Fonseca, professora no Departamento de Geociências da Universidade de Évora (), investigadora no Instituto de Ciências da Terra (ICT) e directora do laboratório AmbiTerra, está a desenvolver geomateriais que permitam remover metais tóxicos de águas contaminadas em explorações mineiras.

“Em Portugal tal como em praticamente todos os países da Europa existem muitas minas abandonadas. Muitas destas minas estão associadas a problemas graves relacionados com a exploração de sulfuretos metálicos que provocam uma drenagem ácida com uma elevada quantidade de metais em solução”, conta.

Estes metais são potencialmente tóxicos e muitos deles são detetados em quantidades muito acima dos valores críticos. O cobre, o chumbo, o arsénio, o mercúrio, e o zinco, são exemplos dos metais presentes neste tipo de exploração mineira.

A equipa de Rita Fonseca está a trabalhar numa mina de Canal Caveira, em Grândola, no sistema mineiro do Trincaxo.

Este sistema desagua na Ribeira do Chança, um afluente do Guadiana, e pode influenciar a água que entra no sul do país.

Numa primeira fase será realizado um diagnóstico deste sistema mineiro. Depois serão usados geomateriais, materiais que têm natureza geológica, para ver qual é a sua capacidade de reter estes elementos poluentes.

A partir daí a ideia da equipa de Rita Fonseca é aplicar estes geomateriais em barreiras reativas e monitorizar a qualidade da água que passa por estas barreiras.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | | ICT

Scroll to top