artes,
90 seg

Ep. 1529 António Candeias – Que figuras se escondem por trás dos retratos dos vice-reis da Índia portuguesa?

April 06, 2023

Esta investigação já permitiu detetar que o famoso retrato de Afonso de Albuquerque que está no Museu Nacional de Arte Antiga é na verdade de Lopo Soares de Albergaria, o vice-rei que lhe sucedeu em 1515.


António Candeias, investigador no Laboratório HERCULES na Universidade de Évora (), diretor do Laboratório Associado IN2PAST, e coordenador da cátedra City University of Macau (CMU) em Património Sustentável, está a participar no projeto Old Goa Revelations, uma iniciativa que pretende analisar uma coleção de pinturas com mais de 500 anos dos vice-reis da Índia portuguesa.

Com recurso a equipamentos de radiografia digital e reflectografia de infravermelhos, e a técnicas de análise como espectroscopia de infravermelhos e espectrometria de fluorescência de raios-X, este projeto pretende desvendar os quadros originais que se encontram escondidos por trás destes retratos.

Este coleção contém mais de 180 pinturas que foram repintadas e alvo de restauros ao longo dos últimos 500 anos.

“O problema é que aquilo com que hoje em dia nos deparamos são pinturas que do ponto de vista estético podem não ser muito interessantes mas que por outro lado podem revelar a existência de pinturas subjacentes. Pinturas essas que seriam as pinturas originais ou os restauros que foram realizadas ao longo dos tempos”, explica.

Este projeto tem assim como objetivo conhecer as soluções técnicas que os diferentes pintores usaram ao longo do tempo, e usar esse conhecimento para fazer o diagnóstico de conservação destas pinturas.

Isto irá permitir desenvolver uma estratégia para a conservação destas pinturas e criar um novo discurso museológico em torno desta colecção, valorizando a experiência do visitante no Museu de Velha Goa.

Para além da análise destas pinturas estão também a ser desenvolvidos conteúdos multimédia que irão permitir aos visitantes ver as imagens que se escondem por trás destes retratos e conhecer ao pormenor as diferentes técnicas de restauro aplicadas ao longo do tempo.

O projeto Old Goa Revelations é um projeto colaborativo entre o laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, o laboratório José de Figueiredo da Direção-geral do Património Cultural, e o Arqueological Survey of India do Estado da Índia.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate |

Scroll to top