arqueologia,
90 seg

Ep. 1535 Mafalda Costa – Projeto PP-nGlass está a estudar as origens do vidro usado pelas comunidades ibéricas durante a idade do ferro

April 14, 2023

Estão a ser realizados trabalhos arqueológicos na necrópole de Vinha das Caliças na região do Alqueva.


Mafalda Costa, membro integrado do laboratório HERCULES – Herança Cultural Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora (), participa no projeto PP-nGlass com o objetivo de estudar a origem do vidro usado pelas comunidades fenício-púnicas da idade do ferro na Península Ibérica.

Em Portugal a idade do ferro é caracterizada por uma série de populações indígenas e por várias comunidades fenício-púnicas que estavam centradas na zona da costa ou próximas de rios navegáveis.

É neste cenário que surge a necrópole de Vinha das Caliças, uma necrópole datada da idade do ferro, mais concretamente do século VI antes da era comum. Este sítio arqueológico foi encontrado durante as obras de construção da barragem do Alqueva e dos seus canais de irrigação.

“Começámos por estudar as contas de vidro de colar que foram encontradas nesta necrópole. Neste período não há evidências de produção de vidro quer no sul de Portugal como no resto da Península Ibérica, portanto esta cultura material é algo que está a vir de fora muito provavelmente ligado às populações fenício-púnicas que vivem na península”, explica.

Foi este o mote que lançou o projeto PP-nGlass um estudo interdisciplinar sobre o impacto do comércio fenício-púnico de vidro de natrão nas comunidades ibéricas.

O objetivo deste projeto é determinar onde é que o vidro foi produzido, que matérias-primas foram usadas na sua produção, e que redes de comércio estão associadas tanto às matérias-primas como ao produto final que chegava à Península Ibérica durante a idade do ferro.

O projeto PP-nGLASS – An interdisciplinary study of the impact of the Phoenician-Punic natron glass trade in Iberian communities é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar |

Scroll to top