literatura,
90 seg

Ep. 1548 Nicolás Asensio Jiménez – Projeto Golden-Rom estuda o papel do romanceiro na literatura espanhola entre os séculos XV e XVII

May 03, 2023

O romanceiro é uma coleção dos romances, poesias ou canções populares que constituem a literatura poética de um povo.


Nicolás Asensio Jiménez, investigador no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), está a desenvolver o projeto Golden-Rom com o objetivo de estudar o romanceiro na literatura espanhola medieval e moderna entre os séculos XV e XVII.

Sob a orientação de Teresa Araújo, Nicolás Asensio Jiménez está a identificar, a catalogar, e a estudar, um corpus de cerca de 2000 referências a romances na literatura espanhola dos séculos XV, XVI e XVII, compilado por uma das primeiras filólogas europeias, María Goyri.

A filologia é o estudo da linguagem com recurso a fontes históricas escritas, incluindo literatura, história e linguística.

Este estudo está a olhar em particular para os romances, canções narrativas que nasceram na Península Ibérica durante a Idade Média e que foram transmitidas de geração em geração através da oralidade em cinco línguas: espanhol, português, galego, catalão e judeu-espanhol.

Em Espanha os romances tiveram o seu esplendor durante o século XVI, também conhecido como o Século de Ouro Espanhol, e, por esta razão, é possível encontrar inúmeras menções aos romances nas obras de Lope de Vega, Góngora, Quevedo ou Cervantes, entre outros escritores.

Segundo Nicolás Asensio Jiménez, o estudo destas referências é fundamental para abordar uma literatura oral que raramente é registada por escrito, bem como para conhecer a popularidade do romanceiro na sociedade e cultura antigas.

O investigador também espera que este projeto permita verificar como o romanceiro influenciou a literatura espanhola da Idade Média e da modernidade.

O projeto Idade de Ouro do Romanceiro: ecos das baladas tradicionais na literatura espanhola medieval e moderna (Golden-Rom) é financiado pela Comissão Europeia através do programa de bolsas Marie Curie.

Saiba mais sobre o investigador em: NOVA FCSH | IELT

Scroll to top