literatura,
90 seg

Ep. 1244 Susana Fontes – Estudo dá a conhecer contributo das mulheres na tradição linguística portuguesa

January 20, 2022

ep1244_interiorEste estudo avaliou o contributo das mulheres na tradição linguística portuguesa desde o século XVI até ao início do século XX.


Susana Fontes, docente e diretora do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no Centro de Estudos em Letras (CEL), tem dedicado o seu trabalho ao estudo do contributo das mulheres na tradição linguística portuguesa tendo por base a análise de textos como gramáticas, dicionários, traduções e manuais de conduta.

Esta investigação também analisou estudos filológicos e textos de foro pedagógico com o intuito de perceber o contributo destas mulheres no contexto da educação.

“Gostaria de destacar a primeira gramática escrita por uma mulher escrita por Francisca de Chantal Álvares, uma freira que se dedica ao estudo gramatical para ensinar as suas alunas. O seu público foi o público feminino e ela percebeu que era fundamental primeiro perceber bem a importância da língua portuguesa para que os seus alunos consigam perceber as línguas estrangeiras”, conta.

Susana Fontes destaca também Berta Valente de Almeida, autora de referência do século XX. Uma autora que surge numa época em que 80% das mulheres portuguesas ainda era analfabeta, e que publica um conjunto extenso de obras didáticas que se repartem entre o português e o latim desde gramáticas, livros de leitura, livros de redação, livros de estudos literários, e que se consegue afirmar num mundo que era tradicionalmente masculino.

Este estudo surgiu a partir do projeto internacional Women in the History of Linguistics coordenado pela Universidade de Cambridge no Reino Unido, que resultou na publicação de um livro com o mesmo nome.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UTAD

 

Scroll to top