Estas ferramentas vão usar modelos estatísticos para prever a propagação da doença num determinado local.
Manuel Ribeiro, investigador no CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente no Instituto Superior Técnico (IST), participa no projeto SCOPE com o objetivo de desenvolver ferramentas computacionais de suporte à decisão para apoiar as autoridades de saúde no combate à pandemia de COVID-19.
Com base em modelos estatísticos espácio-temporais e em algoritmos de aprendizagem automática está a ser desenhado um sistema capaz de integrar informação recolhida de diferentes entidades não apenas sobre a incidência da COVID-19 numa determinada região, mas também sobre outros fatores de risco como variáveis socioeconómicas, o clima, a mobilidade, e outros fatores que poderão contribuir para a variação da incidência desta doença ao longo do tempo e do espaço.
Estes modelos serão depois usados para construir ferramentas de suporte à decisão que poderão ser mapas, tabelas de dados, ou indicadores, que serão usados pelas autoridades para tomar decisões de forma mais rápida e eficaz.
O projeto SCOPE – Spatial Data Sciences for COVID-19 Pandemic é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IST | CERENA