ciência de dados,
90 seg

Ep. 825 Miguel de Castro Neto – Projeto usa ciência de dados e inteligência artificial para melhorar a gestão das grandes cidades

April 03, 2020

ep825_interiorEste projeto vai reunir um conjunto de especialistas da área da ciência de dados e inteligência artificial para desenvolver soluções para os principais problemas de gestão das grandes cidades.


Miguel de Castro Neto, professor e investigador na NOVA Information Management School (NOVA IMS) e criador do NOVA Cidade – Urban Analytics Lab, está a desenvolver o projeto Urban Co-creation Data Lab, um projeto europeu financiado pelo CEF – Connecting Europe Facility.

O objetivo deste projeto é responder aos desafios emergentes das grandes cidades tirando partido da ciência dos dados e da inteligência artificial.

Ao longo de um ano vão ser realizados workshops em Lisboa com especialistas na área da ciência de dados e inteligência artificial para tentar encontrar respostas para estes problemas.

O projeto identificou em conjunto com o Município de Lisboa cinco desafios que vão ser alvo de análise durante estes workshops: a micromobilidade, a gestão de resíduos sólidos urbanos, o estacionamento, a poluição do ar, e a gestão de multidões.

A micromobilidade refere-se a pequenas distâncias que podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou de trotinete. A ideia é tornar espaços como as estações de metro ou de comboio, em locais de fácil acesso e que permitam ao utente deixar o seu carro em casa e deslocar-se até elas a pé ou de bicicleta.

Para além da poluição do ar, vão também ser avaliadas todas as questões ligadas à qualidade do ar, espaços verdes e ruído, com o objetivo de encontrar soluções que permitam não só melhorar a qualidade de vida da cidade, como a saúde dos seus habitantes.

“Por último, vamos também avaliar um aspecto mais social que é a questão da gestão de multidões ou de aglomerados de pessoas. Cada vez mais vemos em Lisboa grandes aglomerados de pessoas quer pelos eventos de dimensão internacional que acolhe, como é o caso do Websummit, quer pela própria pressão turística. É preciso perceber melhor estes fenómenos de comportamento das multidões e como é que podemos de facto levar a cidade a gerir melhor estes processos”, conta.

Segundo Miguel de Castro Neto, a ideia do Urban Co-creation Data Lab é levar a cidade para um nível mais elevado de inteligência urbana.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | NOVA IMS

Scroll to top