Este projeto pretende contribuir para a transição verde e digital através da promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis.
Fátima Baptista, professora na Universidade de Évora (UÉ) e investigadora no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, participa no projeto NEGHTRA com o objetivo de promover a transferência de conhecimento sobre agricultura de precisão para a produção em estufas.
A ideia do projeto NEGHTRA é transferir o conhecimento existente sobre práticas culturais e tecnologias que se encontram já disponíveis no mercado mas que são ainda pouco utilizadas pelos agricultores.
O objetivo é que os produtores, os técnicos, e os estudantes, adquiram conhecimento que lhes permita contribuir para a sustentabilidade da produção em estufa.
A agricultura de precisão por definição visa aplicar os fatores de produção apenas quando, onde, e se necessário, de maneira a contribuir para a sustentabilidade com vantagens claras do ponto de vista dos custos de produção, e da melhoria da eficiência de utilização de água e de fertilizantes, contribuindo assim para a redução da pegada de carbono e da emissão de gases com efeito estufa.
O projeto Next Generation Training on Intelligent Greenhouses (NEGHTRA) é financiado no âmbito do programa europeu ERASMUS+.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UÉ | MED