agricultura,
90 seg

Ep. 1602 Paula Baptista – Investigação identifica soluções para combater pragas e doenças da Oliveira

July 18, 2023

Esta investigação está a olhar para a relação entre a oliveira e os microorganismos que colonizam os tecidos internos desta planta.  


Paula Baptista, professora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e investigadora no Centro de Investigação de Montanha (CIMO), está a identificar soluções biológicas para combater pragas e doenças da Oliveira.

A ideia principal desta investigação é estudar os microorganismos que colonizam os tecidos internos da Oliveira de forma a identificar aqueles que conferem propriedades benéficas à planta, nomeadamente, resistência contra pragas e contra doenças, e estudar os mecanismos de ação destes microorganismos que, segundo Paula Baptista, normalmente envolvem a produção de metabolitos secundários.

Estes metabolitos são responsáveis, por exemplo, pela libertação de compostos voláteis por parte da Oliveira. Evidências deste estudo têm demonstrado que os microorganismos que colonizam estas plantas têm a capacidade de induzir a Oliveira a libertar compostos voláteis quando ela é atacada por uma determinada praga ou por um determinado patogénico.

Estes compostos voláteis têm a capacidade de atrair os inimigos naturais da praga e podem, inclusivamente, alertar as plantas vizinhas da Oliveira para um eventual ataque de pragas.

Conhecer como funciona esta relação entre os microorganismos e a Oliveira será útil para desenvolver técnicas de prevenção que permitam proteger plantações de olival contra pragas e doenças.  

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CIMO

Scroll to top