ciências do mar,
90 seg

Ep. 1588 Cátia Marques – Projeto ValSar desenvolve soluções para a valorização do sargaço

June 28, 2023

O sargaço é uma mistura de algas que por ação das ondas e da maré se desprendem das rochas e dão à costa.


Cátia Marques, investigadora no Laboratório MAREFOZ do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em Coimbra, participa no projeto ValSar com o objetivo de desenvolver soluções para a valorização do sargaço no litoral norte de Portugal.

“Antigamente a apanha do sargaço era tida como uma atividade tradicional. Mas hoje em dia já existem poucos apanhadores de sargaço. Isto faz com que esta biomassa de algas fique depositada ao longo da nossa costa”, explica.

O objetivo do projeto ValSar é avaliar as potencialidades do uso de sargaço na agricultura e nas indústrias cosmética e farmacêutica.

Nesse sentido, estão a ser desenvolvidos dois produtos com base no sargaço recolhido da costa litoral norte, um bioestimulante e um biofertilizante.

O bioestimulante foi já usado em testes de germinação de plantações de cebola e de tomate com resultados bastante promissores.

Quanto ao biofertilizante, a ideia passa por misturar a biomassa do sargaço com resíduos sólidos urbanos para desenvolver um composto mais completo que possa promover a fertilização dos solos agrícolas.

Este composto foi também testado em culturas de cebola e de tomate com resultados muito positivos quanto à capacidade de absorção dos nutrientes presentes neste composto por estas culturas.

O projeto ValSar: Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte é financiado por fundos europeus (FEAMP) através do MAR2020 – GAL Costeiro Litoral Norte.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | MARE

 

Scroll to top