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Ep. 1601 Jônatas Manzolli – Investigação desenvolve modelo de gestão de carregamento para frotas de autocarros elétricos

July 17, 2023

O objetivo deste modelo é otimizar o tempo e a energia gastos para carregar uma frota urbana de autocarros elétricos.


Jônatas Manzolli, aluno de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no INESC Coimbra, está a desenvolver um modelo de gestão de carregamento para frotas de autocarros elétricos.

“Atualmente temos vivido uma transição muito rápida para a mobilidade elétrica e isso também é observado nos sistemas públicos de transporte, seja em Coimbra, seja em outras cidades portuguesas. Essa mudança é muito boa pois traz aspetos positivos ao nível da sustentabilidade, mas também traz uma série de desafios. Um desses desafios é a potência de carregamento, e a quantidade de energia que esses veículos necessitam para carregar as suas baterias”, conta.

Para resolver este problema é necessário criar técnicas inteligentes de carregamento para evitar problemas quer na rede elétrica, quer na operação dos transportes públicos.

Nesse sentido, Jônatas Manzolli está a desenvolver modelos matemáticos de otimização que usam técnicas de inteligência artificial para melhorar o carregamento dos autocarros nas cidades e potencializar a implementação destes veículos em redes urbanas.

“Imaginem que temos uma frota de autocarros que desejamos transformar numa frota elétrica. Para tal precisamos de ter em conta uma série de fatores, como por exemplo, quais são os melhores momentos para carregar cada autocarro, qual o valor da energia que vai ser paga, e o que podemos fazer para minimizar os custos”, explica.

Este modelo matemático tem em consideração todos estes aspetos, mas também o consumo de energia de cada bateria dos autocarros ao longo do dia.

Com estes dados é possível definir um plano inteligente para carregar os autocarros ao longo do dia, quando estes não estão em serviço, otimizando assim a sua operação e o seu consumo energético.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

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