geologia,
90 seg

Ep. 1616 Paulo Baganha Baptista – Projeto Space For Shore desenvolve ferramentas de apoio à gestão do litoral

September 18, 2023

Este projeto usa dados da rede de satélites Copernicus para avaliar a evolução da costa ao longo do tempo.


Paulo Baganha Baptista, investigador no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) na Universidade de Aveiro (UA), participa no projeto Space for Shore com o objetivo de desenvolver ferramentas de apoio à gestão do litoral.

A principal ideia deste projeto passa por estabelecer contacto com os utilizadores locais das zonas costeiras de várias regiões da Europa com o objetivo de averiguar quais são os indicadores de erosão costeira que cada um destes utilizadores usa e quais são as precisões de cada um destes indicadores.

Com esta informação o consórcio do projeto pretende perceber em que medida é que as imagens obtidas pelos sensores dos satélites do programa Copernicus teriam os requisitos de precisão necessários para ir de encontro às necessidades desses utilizadores.

Por exemplo, no caso português foi possível identificar taxas de recuo considerável da costa como na Costa da Caparica que apresentou uma taxa de 2,5 metros por ano, ou na praia da Figueira da Foz que nos últimos 25 anos sofreu uma agressão muito considerável no que diz respeito à redução sedimentar.

A partir desta visão em conjunto será possível perceber qual a dinâmica do território do ponto de vista sedimentar não apenas nas zonas críticas de erosão mas também nas áreas onde ocorre maior agressão sedimentar.

O projeto Space For Shore está a ser desenvolvido com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) e conta com a participação de mais de 70 organizações científicas em França, na Alemanha, em Portugal, na Grécia, na Roménia, e na Noruega.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CESAM

Scroll to top