geologia,
90 seg

Ep. 1621 Pedro Costa – Investigação estuda os registos sedimentares do fundo do mar na costa do Algarve

September 25, 2023

Estes sedimentos são recolhidos entre os 50 e os 500 metros de profundidade na plataforma sul portuguesa.


Pedro Costa, professor no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no Instituto Dom Luís (IDL), está a estudar sedimentos recolhidos ao largo da costa algarvia com o objetivo de identificar os principais eventos geológicos e climáticos que afetaram a região nos últimos 12 mil anos.

“O que nós procuramos fazer é conjugar o registo sedimentológico, as histórias que o nosso planeta tem para contar sobre os últimos 12 mil anos, quer nas zonas costeiras do Algarve, quer nas zonas pouco profundas entre os 50 e os 500 metros de profundidade da plataforma sul portuguesa. O nosso objetivo é encontrar evidências de tempestades, de cheias, e de tsunamis antigos, e de contaminação e poluição por ação do Homem”, conta.

Esta análise permitiu identificar que há cerca de 3600 anos ocorreu um evento bastante significativo que afetou todo o golfo de Cádis e que terá tido uma intensidade superior à do tsunami associado ao terramoto de 1755.

Foi também possível verificar que ao longo dos últimos 12 mil anos têm ocorrido tempestades significativas nesta região e que a sua intensidade tem vindo a aumentar ao longo do tempo.

“Conseguimos ver que estas tempestades têm sido mais energéticas nos últimos anos e que têm progressivamente vindo a aumentar a sua capacidade de transporte das areias da costa para o mar”, acrescenta.

Embora estas tempestades não tenham aumentado em número de ocorrências, elas apresentam um crescimento considerável ao nível da sua intensidade.

Estes dados permitem assim olhar para os períodos de retorno e identificar com maior precisão a frequência e a intensidade deste tipo de eventos extremos.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | UC | IDL

Scroll to top