ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 1629 Sara Pereira – Projeto bYou estuda os hábitos de consumo dos media por crianças e jovens

October 05, 2023

Apesar da prevalência das redes sociais a televisão continua a ser o principal meio de consumo de notícias para crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos.


Sara Pereira, investigadora no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e professora no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto bYou com o objetivo de estudar as vivências, as práticas e as expressões das crianças e jovens sobre os media.

O objetivo deste projeto é compreender como crianças e jovens dos 11 aos 18 anos integram os diferentes meios de comunicação no seu dia-a-dia e como estes influenciam o seu cotidiano.

Para tal foram realizados numa primeira fase inquéritos online a 1131 crianças e jovens de 26 agrupamentos de escolas de Portugal Continental. Depois, foram criados 59 grupos de discussão em oito agrupamentos de escolas que contaram com a participação de 390 crianças e jovens entre os 11 e os 18 anos.

Os resultados demonstram que o consumo mediático tem uma expressão muito significativa na vida destes jovens mesmo tendo em conta todo o tempo que eles ocupam entre atividades escolares e extracurriculares.

Segundo Sara Pereira, eles têm um consumo muito privado dos media a partir das redes sociais mas continuam a ver televisão sobretudo no horário das refeições com a família.

“É a partir desse momento que eles contactam com as notícias. Ou seja, o contacto que eles têm com as notícias é ainda muito a partir da televisão durante os momentos de refeição em família”, reforça.

Este projeto pediu ainda aos participantes para produzirem conteúdos e peças sobre a sua experiência com os media que serão posteriormente exibidas numa exposição.

O projeto bYou – Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | CECS | UM

Scroll to top