educação,
90 seg

Ep. 1640 Ricardo Ramos – Quão preocupadas estão as crianças do ensino básico com as alterações climáticas?

October 20, 2023

Muito. Mas a sua literacia sobre o tema ainda precisa de ser trabalhada.


Ricardo Ramos, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e investigador no Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), está a estudar a percepção das crianças do ensino básico sobre as alterações climáticas.

“As alterações climáticas são um dos desafios mais urgentes para o século XXI. Fala-se muito nelas mas nós quisemos saber o que é que as crianças sabem e o que elas percepcionam  sobre esta problemática”, explica.

Para isso foi submetido um inquérito às crianças que frequentam as escolas de ensino básico do distrito de Bragança.

Os resultados deste inquérito revelam que as crianças estão preocupadas e que querem saber mais sobre a problemática das alterações climáticas. No entanto, segundo Ricardo Ramos, a sua literacia sobre o tema está um pouco aquém. 

Foram então desenvolvidas atividades práticas nestas escolas para abordar esta problemática. Após estas atividades foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto das crianças para perceber o seu feedback e verificar se estas atividades tinham ajudado a promover a sua literacia, o seu conhecimento e a sua perceção sobre as alterações climáticas.

Os resultados preliminares indicam que estas atividades de facto ajudaram as crianças a adquirir conhecimento e a colmatar as lacunas que apresentavam anteriormente.

Ricardo Ramos espera que este estudo possa servir de inspiração para novas reformas educativas para que estas atividades sejam aplicadas numa amostra maior de alunos e assim obter melhores resultados que permitam ajudar a promover a literacia e o conhecimento sobre as alterações climáticas junto de crianças do ensino básico. 

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate

Scroll to top