arqueologia,
90 seg

Ep. 1641 Natália Botica – Projeto RARAA desenvolve repositório de arte rupestre de acesso aberto

October 23, 2023

Este repositório tem como objetivo estudar e divulgar o património arqueológico do Vale do Côa.


Natália Botica, investigadora no Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (UM), participa no projeto RARAA com o objetivo de desenvolver um repositório de acesso aberto dedicado à arte rupestre.

O projeto RARAA tem três linhas principais de investigação. A primeira é dedicada ao estudo da arte rupestre da Idade do Ferro, um período ainda pouco estudado na região e em que as gravuras rupestres são um valioso testemunho das expressões artísticas e da forma de vida dos nossos antepassados nesse período. 

A segunda linha de investigação pretende saber mais sobre os sítios e o quotidiano dos artistas que desenharam estas representações nas rochas. 

Por fim, com toda esta informação está a ser desenvolvido um estudo do povoamento do território para perceber como estas comunidades interagiam entre si e com o próprio território do Vale do Côa.

O projeto RARAA – Repositório de Arte Rupestre de Acesso Aberto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate

Scroll to top