tecnologia,
90 seg

Ep. 1648 Paulo Leitão – Projeto openZDM usa gémeos digitais para reduzir o número de defeitos nas cadeias de produção

November 01, 2023

Os gémeos digitais são cópias virtuais de cadeias de produção ou de sistemas industriais que permitem simular em tempo-real os processos de produção.​


Paulo Leitão, professor no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e coordenador científico do CeDRI – Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente, participa no projeto openZDM com o objetivo de desenvolver plataformas modelares inteligentes que possam ser usadas para implementar estratégias de produção com zero defeitos.

Estas plataformas utilizam gémeos digitais, ou digital twins em inglês, que constituem cópias virtuais de ativos físicos que podem ser produtos ou processos que são alimentados por dados históricos e por dados colecionados em tempo-real do chão de fábrica.

Estes dados podem ser simulados e analisados usando técnicas de inteligência artificial para efeitos de monitorização, de previsão de falhas, de defeitos, e de degradação de desempenho.

Com esta informação é possível elaborar relatórios de diagnóstico de ocorrências e promover estratégias que permitam otimizar o funcionamento do sistema.

Neste projeto foram considerados cinco casos de estudo industriais como provas conceito que permitem de uma forma eficiente prever em estágios de produção anteriores a ocorrência de defeitos e de falhas em estados de produção posteriores.

É usada inteligência artificial para correlacionar parâmetros operacionais e de qualidade e implementar ações que mitiguem a futura ocorrência desses defeitos.

O openZDM – Open Platform for Realizing Zero Defects in Cyber Physical Manufacturing é um projeto europeu financiado no âmbito do programa Horizon Europe.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IPB | CeDRI

Scroll to top