literatura,
90 seg

Ep. 1654 Dulce Biscaia – Investigação estuda a relação entre o direito e a literatura na luta pela igualdade de género

November 09, 2023

Este estudo analisou a obra e a vida de Unity Dow, escritora e ativista do Botswana.


Dulce Biscaia, investigadora no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC) da Universidade de Aveiro (UA), dedica a sua investigação ao estudo da relação entre o direito e a literatura na luta pela igualdade de género.

“Conclui o doutoramento na área dos estudos literários e especificamente na área do direito e da literatura. Desde a década de 1970 que académicos desta área defendem um trabalho colaborativo entre o direito e a literatura na luta pelos direitos humanos. Eu gostei do tema e dei continuidade a um estudo anterior que fiz sobre Unity Dow, uma escritura do Botswana, licenciada em direito, que foi a primeira mulher no seu país a tirar um mestrado”, conta.

A partir dos romances e das obras de não-ficção de Unity Dow, Dulce Biscaia analisou como as questões de género são abordadas no Botswana, como o direito pode ser punitivo para as mulheres mas não para os homens, e como é que isto se resolve.

“É óbvio que há vantagens em que a literatura participe na luta pelos direitos humanos nomeadamente pelos direitos das mulheres. Pois mesmo que a legislação vá evoluindo nós temos sempre de exigir dela mais. É preciso também mudar mentalidades e os romances ajudam os leitores a mudar a sua mentalidade criando empatia, fazendo pensar, e pondo o leitor no lugar da mulher”, explica.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | UA

Scroll to top