ambiente,
90 seg

Ep. 1661 Carlos Antunes – Investigação estuda impacto da subida do nível médio do mar

November 20, 2023

A partir de sistemas de informação geográfica e de modelos preditivos é estudado o impacto de fenómenos como a erosão costeira, a subida do nível médio do mar e a variação das marés.


Carlos Antunes, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigador no Instituto Dom Luiz (IDL), desenvolve modelos que permitem avaliar o impacto da subida do nível médio do mar e de outros fenómenos climáticos em regiões costeiras.

O aquecimento global e as alterações climáticas a ele associadas são responsáveis pela subida do nível médio do mar. Com esta subida é previsível que haja um aumento da intensidade e da frequência de tempestades e de outros eventos extremos que podem causar problemas na costa devido ao efeito de intensificação e amplificação da erosão costeira.

Desde 2014, que o grupo de Carlos Antunes conjuga sistemas de informação geográfica e a análise de processos físico-matemáticos para descrever fenómenos como a erosão costeira, a subida do nível médio do mar e a variação das marés.

A conjugação destas duas áreas permite o desenvolvimento de cartografia probabilista, uma forma específica de cartografia que permite avaliar o nível de risco em toda a costa portuguesa, incluindo águas interiores.  

Este trabalho foi já aplicado junto de Municípios e de diversas instituições com o objetivo de avaliar o impacto da subida do nível médio do mar e do risco de cheias.

Com esta informação é possível desenhar estratégias de mitigação do impacto destes fenómenos e avaliar o nível de risco para novas construções em zonas próximas da costa ou de cursos de água.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCUL | IDL

Scroll to top