Este projeto visa promover a investigação e o ensino sobre as cidades do futuro junto de universidades e centros de investigação europeus.
Catarina Ferreira da Silva, professora no ISCTE-IUL e investigadora no Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR), participa no projeto InCITIES com o objetivo de promover cidades mais inclusivas, sustentáveis e resilientes.
Esta iniciativa integra um consórcio composto por cinco universidades europeias, o ISCTE-IUL, a Universidade de Zilina (Eslováquia), a Universidade de Ciências Aplicadas de Colónia (Alemanha), a Universidade Gustave Eiffel (França), e a Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia).
O objetivo deste projeto é aplicar metodologias de investigação e de ensino que permitam aprofundar o estudo sobre as cidades do futuro nestas diferentes instituições em vários domínios disciplinares.
Serão estudados diferentes tópicos, como as necessidades de mobilidade em ambiente urbano, as medidas existentes para promover a inclusão de pessoas com capacidade reduzida, e o que pode ser melhorado neste aspeto, mas também que práticas ambientais devem ser implementadas para tornar as cidades mais sustentáveis e mais resilientes a acidentes e a catástrofes.
O projeto InCITIES – Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities é financiado no âmbito do programa Horizon Europe.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISCTE