tecnologia,
90 seg

Ep. 1672 João Gabriel – Investigação desenvolve sensores em papel para avaliar a saúde de turistas espaciais

December 05, 2023

Substâncias ativas na superfície de um pedaço de papel mudam de cor caso detetem uma determinada molécula numa amostra biológica do astronauta.  


João Gabriel, investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), está a desenvolver sensores em papel que podem ser usados no espaço para fazer análises à saliva e à urina de astronautas e de turistas espaciais.

“A presença dos humanos no espaço é cada vez mais intensa. Já há várias empresas a planear e a projetar hotéis no espaço, a Estação Espacial Internacional está cada vez mais preenchida, e o regresso à Lua em princípio é para daqui a pouco tempo. Um dos problemas que isto levanta é a necessidade de dar assistência médica às pessoas que vão ao espaço, particularmente aos turistas que serão filtrados de uma maneira menos exigente que os astronautas”, conta

Nesse sentido, o grupo BioMark do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra está a trabalhar com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), e com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), para desenvolver sensores que possam detetar açúcares, antibióticos e outras moléculas biológicas no sangue e na urina dos turistas espaciais e dos astronautas.

Estes sensores são feitos de pedaços de papel nos quais são colocadas substâncias ativas que mudam de cor caso detetem a presença de uma determinada molécula.  

No entanto, estes sensores funcionam através de um processo de difusão que necessita que o líquido da amostra seja espalhado no papel para que a substância ativa possa mudar de cor.

Este processo depende da gravidade, e no espaço a gravidade é apenas residual. Nesse sentido, estes sensores estão a ser testados em lançamentos e em voos suborbitais para avaliar a sua eficácia.

Esta tecnologia poderá ser usada num futuro próximo para avaliar a saúde de astronautas e de turistas espaciais de forma rápida e simples.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UC | CISUC

 

Scroll to top